domingo, 28 de novembro de 2010

CONAMA redefine zona de amortecimento de Unidade de Conservação sem plano de Manejo

Notícia extraída do sitio do ICMBio:

Conama redefine zona de amortecimento de Unidade de Conservação sem plano de manejo

por Thiago de Melo Bezerra última modificação 26/11/2010 16:08

Em sua 100ª reunião ordinária, o plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou na quarta-feira (24) resolução que regulamenta os procedimentos de licenciamento ambiental de empreendimentos que afetem unidades de conservação (UC) ou suas zonas de amortecimento.
Brasília (26/11/2010) – Em sua 100ª reunião ordinária, o plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou na quarta-feira (24) resolução que regulamenta os procedimentos de licenciamento ambiental de empreendimentos que afetem unidades de conservação (UC) ou suas zonas de amortecimento. 
    
"A ideia é proporcionar um referencial para o processo de licenciamento, com uma atenção especial à unidade de conservação, que não deve ser vista como um passivo ou um problema, mas como um ativo da sociedade", explicou o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, que fez a proposta de resolução.
    
De acordo com a nova regra, a zona de amortecimento de UC sem plano de manejo diminuiu de 10 mil para 3 mil metros, nos casos de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerados pelo órgão ambiental licenciador, com fundamento em Estudo de  Impacto Ambiental e  respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).
     
Nos casos de licenciamento ambiental  de empreendimentos não sujeitos a EIA/Rima, a zona de amortecimento a ser considerada para as UC que ainda não têm plano de manejo é de 2 mil metros.
 
Os órgãos responsáveis  pela administração das unidades de conservação - tanto federais quanto estaduais e municipais - têm, de acordo com a nova resolução, prazo de  cinco  anos contados da publicação da resolução para definir os planos de manejo das UCs que ainda não os possuem. Após esse prazo, para as UCs sem plano de manejo, a zona de amortecimento passa a não existir.

A regra revogada - a resolução  Conama 13/1990 - estabelecia que, para unidades de conservação sem plano de manejo, a zona de amortecimento seria sempre de 10 mil metros. 

Segundo a lei 9.985/2000, que instituiu o  Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos  negativos sobre a unidade. 

Segundo a mesma lei, plano de manejo é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da UC, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.   
    
    
Ascom/ICMBio 
(61) 3341-9280