domingo, 24 de abril de 2011

Érico Hiller - Fotografias

ÉRICO HILLER - FOTOGRAFIAS DA ÁFRICA
Um dia estava conversando com uma colega, quando lhe disse sobre o quanto que gostava da África, com toda a sua diversidade, fauna, flora e sofrimentos. Então ela me disse que eu me mostrou as fotos de uma pessoa que estava se dedicando a fotografar a África. Esta pessoa se chama Erico Hiller, fotografo que está se dedicando a realizar um documentário fotográfico sobre a vida, a cultura e lugares que se encontram ameaçados pela atividade humana e pelas mudanças climáticas.
Ao olhar as fotografias fiquei encantada. Enrico é um artista na fotografia e consegue captar o que seu objeto quer transmitir, bem como sabe nos dizer o que devemos fazer para continuar com a vida do nosso planeta.
Adorei as fotografias sobre a tribo "l'omo". 
Diante de tal beleza, entrei em contato com Érico, e ele me informou que no momento estava de "passagem" por Sampa e que havia concluído em 03 de abril o primeiro capítulo do projeto, na Etiópia, país no qual esteve por três semanas registrando as tribos do sul do país. Conforme explicou Érico, estas tribos do Vale do Omo, entre elas as Surmas e Mursis, ficaram isoladas do contato com outras sociedades devido aos fatores geográficos e políticos até meados dos anos 60. Eram as últimas tribos realmente puras de toda a África. Entretanto, ao longo dos últimos anos, este panorama começou a se alterar, e estas tribos passaram a perder a sua identidade cultural bem como estão em processo de extinção, devido principalmente ao turismo insustentável, da guerras entre as tribos que se equiparam com armas de fogo e pela construção da usina hidrelétrica de Gilgel Gibe III, que ameaça alterar o fluxo natural do rio Omo, do qual as tribos dependem para a sua manuntenção e sobrevivência.
O Projeto fotográfico de Érico Hiller, patrocinado pela Wisewood, é seguir para a Groelândia, as Ilhas Maldivas, o Monte Kilamanjaro (Tanzânia), África do Sul, Namíbia, Madagascar e finalizar em Salar de Uyni (Bolívia).
Érico, obrigada pelas fotografias e te desejo boa sorte e boa viagem!!!!
Segue abaixo as fotos de Erico. Para ver mais fotografias e saber melhor sobre o Projeto Fotográfico de Érico Hiller, entre no sitio: http://www.ericohiller.com.br/