sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma pequena história: cuidadando do meio ambiente e da vida (Capítulo I)

Conversa de "boteco" e meio ambiente

Pedro e João estavam conversando no Bar do “seu” Manuel, a respeito de uma noticia que eles assistiram na televisão sobre a necessidade da participação da comunidade na coleta seletiva do lixo. A reportagem também mostrou uma cooperativa de catadores de lixo e os benefícios que a reciclagem traz ao meio ambiente.

Seu Manuel, muito atento à conversa dos dois, resolveu perguntar o que era coleta seletiva, reciclagem e outras palavras que Pedro e João haviam pronunciado, e como era possível existir uma cooperativa de catadores de lixo, pois lixo era lixo, não tinha nenhum aproveitamento! Neste momento outros fregueses do bar, também se interessaram pelo assunto, e pediram para Pedro e João explicar melhor a historia da reciclagem.

Os dois amigos, falaram para seu Manuel, que eles não sabiam explicar muito bem. Mas que uma coisa eles entenderam: lixo é aproveitável. Segundo a reportagem, o lixo era separado em  orgânico, plástico, papel, vidro e metal. E, os catadores de lixo cooperados conseguiam através da coleta seletiva do lixo, ter uma renda e ainda ajudavam a manter o meio ambiente equilibrado. Mais! A coleta seletiva e a reciclagem auxiliavam na diminuição da exploração dos recursos naturais, na melhoria da qualidade de vida e na saúde da população, entre outros benefícios.

Como os dois amigos não conseguiam explicar melhor sobre a reciclagem e coleta seletiva, seu Manuel, propôs o seguinte: conseguir alguém que pudesse lhes ensinar sobre o assunto, pois estava claro o quão era importante conhecer sobre o lixo.

Todos os presentes aprovaram a idéia e pediram para Pedro e João serem os responsáveis em trazer a pessoa que lhes ensinassem tudo sobre o lixo. Além disso, resolveram que as reuniões sobre reciclagem e coleta seletiva seriam no Bar do “seu” Manuel.

No meio da discussão, Zeca, dono do mercadinho vizinho do bar, propôs dar um nome para as reuniões. E, convidar todos os comerciantes locais para participarem dessas reuniões e implantarem nos seus estabelecimentos a reciclagem do lixo. Todos os presentes concordaram com a idéia. E, “batizaram” as reuniões de PROJETO RECICLAR É LEGAL!

Tem continuação (........)
Até a próxima.....