segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festival do Folclore de Paritins: a grande ópera popular

Hoje falarei de algo diferente, mas também ligado ao meio ambiente.
Assistir nestes últimos 03 dias (sexta-sábado e domingo) ao Festival de Parintins, pela televisão rede bandeirantes (aqui abro um parênteses para render respeito a emissora, pois proporcionou um grande e belo espetáculo.  E, a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o meu país, sua cultura e diversidade).
Confesso que fiquei encantada, apaixonada ainda mais pelo Brasil. É incrível como nosso país tem uma diversidade biológica, geográfica e cultural como muitos poucos países do mundo.
É maravilhoso saber que a Amazônia existe aqui no Brasil. E que contêm uma diversidade tão imensa. Assistindo ao festival, tive a oportunidade de confirmar minha tese: "Existe muita vida fora de São Paulo".
O Festival de Parintins é uma grande festa em homenagem a diversidade cultural e biológica da Amazônia.
A festa se desenvolve em torno de dois bois: Caprichoso e Garantido.
O Boi Caprichoso tem como cores o azul e o branco. E tem uma estrela na testa. É também conhecido como Boi de Parintins e Diamante Negro.
O Boi Garantido tem como cor o vermelho, com um coração vermelho no meio da testa. Os outros nomes pelo qual é conhecido são "Boi de Promessa" e "Boi do Povão".
Cada um dos bois desenvolvem um enredo durante os três dias da festa, que ocorre geralmente no final do mês de junho. O enredo presta homenagens a Amazônia, à sua cultura e ao seu povo. No enredo existem as figuras do pagé e da cunhã-porã (que é a india mais linda da tribo); da mãe catirina (que tem o desejo incontrolável de comer a língua do boi mais bonito do rebanho do senhor da fazenda) e do pai francisco (que mata o boi para realizar o desejo de catirina; do senhor da fazenda e da sinhazinha (que é a filha do dono do boi); das tribos indígenas, da presença dos tuxáuas; e, a figura cental da festa: o boi.
Não tem como descrever o espetáculo, o som das toadas, a dança indígena.o amor pela Amazônia em cada uma das alegorias que se apresentam durante todo o espetáculo.
A música é um rítmo, uma toada, uma cadência  peculiarmente indígena com o som das palminhas, dos maracás de lata, dos tambores. Há uma mistura de lenda, mito e religiosidade.
É uma grande ópera popular.
Hah! Quem dera que todos nós brasileiros, tivessemos a consciência de que nosso país é lindo! Quem dera que cada um de nós passassemos a conhecer melhor o Brasil, e apreciar a nossa fauna, flora, nossa diversidade geográfica e cultural!! Se tal acontecer, com certeza conseguiremos impor as poderes públicos nacional e internacional o respeito ao nosso país e a nós, o povo brasileiro.