sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma pequena história: cuidando do meio ambiente - Capítulo IV

(Continuação)
Após o breve silêncio, Luizinho, amigo de Zezinho, levantou o seu pequeno braço e quase sussurando, perguntou se era possível reaproveitar o lixo.

Julia, retomando sua habitual racionalidade, disse o seguinte:

Sim, pois mais de 50% do que chamamos lixo é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Entenda que o lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. Devemos rever os valores que estão norteando o nosso modelo de desenvolvimento. Portanto, precisamos reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. Qualquer iniciativa neste sentido exige que passemos a incluir, praticar e divulgar no nosso dia a dia as seguintes palavras: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO e RECICLAGEM.

“Seu” Sebastião, sentado ao lado do padre Chicão, peguntou para este: o que é redução, reutilização e racionalização? Alguém no fundo do bar, gritou: “Fala mais alto “seu” Sebastião, pois ninguém escutou”. O pobre do açougueiro ficou vermelho igual pimentão. Padre Chicão, homem muito educado, vendo o embaraço do açougueiro, pediu licença e falou: “Ele gostaria de saber o significado das palavras redução, reutilização e racionalização.” E, pedindo desculpas para Julia pela intromissão, explicou que reduzir é diminuir a quantidade ou o uso; reutilizar é utilizar o mesmo objeto com outras finalidades, aproveitando-o de várias maneiras e formas, evitando o desperdício, aproveitando as sobras ou simplesmente não produzindo “restos”.

Assim, estaremos racionalizando, isto é, sendo eficaz e funcional, não desperdiçando os produtos e matérias. Ao se consumir menos e de forma mais eficiente, racionalizado o uso de materiais e de produtos no nosso dia a dia, estaremos reduzindo significativamente a quantidade de lixo no nosso planeta. Vejamos alguns exemplos: no lugar de imprimir cópias para leitura e revisão de textos, que tal fazer isso na tela do computador? Por que não obter fotocópias em frente e verso? Que tal no lugar de memorandos diários, publicar-se informativos mensais ou semanais, ou então, enviar por e-mail? Por que não utilizar quadros de avisos para leitura coletiva, no lugar de circulares? Por que não usar mais eficientemente os materiais de nosso cotidiano, como pilhas, cremes dentais, sabonetes, sapatos, roupas? Que tal não tomar banhos demorados? Não deixar restos de comidas nos pratos. Soube de alguns restaurantes que servem “comida a quilo” cobram a mais do cliente que deixam sobras – o lema é: o mínimo desperdício possível. Assim, ao adotar hábitos tão pequenos e simples no nosso cotidiano, estaremos contribuindo incondicionalmente para que nosso planeta continue saudável. Quem é o ganhador? Todos nós, os habitantes do planeta terra.

A esposa de “seu” Joaquim, dona Maria, muito preocupada com tudo que acabara de escutar, disse que um personagem na novela das oito, falou para outro personagem que era importante separar lixo orgânico do lixo inorgânico. E, ela quer saber o significa essas palavras. Nesse momento, Reverendo Joabet, se manifestou e disse o seguinte: “O lixo orgânico é aquele que estraga rapidamente, e produz mau cheiro, tais como restos de comida, frutas e verduras; folhas de árvores e capim, etc... O lixo inorgânico é aquele que não deteriora, podendo ser reciclado desde que esteja limpo e seco, tais como: plásticos, metais, papel, papelão e vidros.” Puxa! Exclamou dona Maria, eu não sabia que o nosso pastor estava tão preocupado com a natureza!

Julia agradeceu a participação do Pastor Joabet, e lembrou a todos que o desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos naturais. Além disso, explicou que “... diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou criando novas formas de utilização. Exemplificando: podemos utilizar os dois lados do papel, confeccionar blocos para rascunhos com papel escritos ou impressos em apenas um dos lados; reutilizar envelopes e clipes; reutilizar latas, sacos e embalagens plásticas para vasilhames, produção de mudas e até mesmo brinquedos; triturar restos de materiais e entulhos de construção para reutilizá-los em construções simples; fabricar móveis, objetos de decoração e chinelos com pneus usados.”

Continua.......