quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uma pequena história: cuidando do meio ambiente e da vida

Capítulo III

“Seu” Joaquim, dono da padaria, aproveitando a oportunidade fez a seguinte pergunta: “como é o armazenamento correto do lixo e o que ocorre quando se procede de maneira inadequada com o lixo. Além disso, pelo que entendi o fato de ser proprietário de uma padaria, eu me enquadro na qualificação de lixo industrial?”

Pedro, que estava muito atento às explicações, disse que havia escutado no programa de televisão que existem aterros concebidos e projetados de forma a receber o lixo. João, seu amigo, explicou que além desses aterros, que são chamados de aterros sanitários, há as usinas de compostagem. Outro ponto que eles destacaram no programa de televisão, foi o fato de que há muitas pessoas que dão destino inadequado para o lixo, pois o jogam nas encostas, nos terrenos baldios, nos mares, rios, córregos e canais.

"Parabéns para vocês dois", disse Julia, pois a explicação sobre aterro e usina de compostagem se enquadra na categoria de locais para armazenamento e tratamento de resíduos sólidos. E, realmente é verdade que grande parte do lixo é indevidamente depositado em locais inadequados. Mas, respondendo as perguntas de “seu” Joaquim, tenho as seguintes considerações a fazer.

Quanto à pergunta sobre a qualificação de lixo industrial, respondo que o senhor não esta enquadrado nela, pois nem todos os resíduos produzidos por indústria, podem ser designados como lixo industrial. Algumas indústrias do meio urbano produzem resíduos semelhantes ao doméstico, exemplo disto são as padarias; os demais poderão ser enquadrados em lixo especial e ter o mesmo destino.

Em relação ao armazenamento correto do lixo, existem locais específicos para cada tipo de lixo produzido, um exemplo são os aterros sanitários e as usinas. Alem dos aterros sanitários e da compostagem de resíduos orgânicos, existem outras técnicas de tratamento do lixo urbano: deposição, aproveitamento energético e reaproveitamento energético de resíduos.

O tratamento dos resíduos líquidos é realizado através de filtros anaeróbicos, lodos ativados, filtros aeróbicos, valor de oxidação e tratamento físico-quimico. Para tratar resíduos gasosos, podem ser utilizados ciclones secos e ciclones úmidos, filtros de manga, filtros eletrotáticos e lavadores de gás.

Várias são as vantagens quando o lixo recebe armazenamento e tratamento correto, porém as mais importantes são: a preservação dos recursos ambientais e o desenvolvimento sustentável.

Se ao contrário, o lixo não for adequadamente tratado e armazenado vários problemas podem surgir: o aumento de insetos e animais peçonhentos; a contaminação do solo, subsolo, água e ar; surgimento de moléstias e doenças graves para a saúde humana e animal; desabamento e erosão das encostas, a contaminação das águas com substâncias tóxicas o que leva à suspensão do abastecimento da água nas cidades, morte dos peixes e outros animais; e, assoreamento dos rios, entupimento de bueiros, canais e galerias, que pode causar e agravar as enchentes quando ocorrerem chuvas. E tantos outros problemas que fica até difícil de descrevê-los.

Zezinho, mais uma vez, perguntou: “O que significa desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos ambientais?”

Dona Terezinha, interveio e disse: Eu li no jornal, que desenvolvimento sustentável é o uso racional dos recursos da natureza, harmonizando necessidades humanas (emprego, alimentação, energia, água e saneamento), investimentos e tecnologia, de forma a não comprometer a utilização desses mesmos recursos para as futuras gerações.

"É isso mesmo!" disse Julia. E, complementando a resposta, continuou “... A conservação ambiental significa o abandono de práticas predatórias na utilização dos recursos naturais, e a adoção de manejo racional e responsável dos recursos do meio ambiente. A natureza não mais deverá ser vista como fonte de matérias-primas, mas como necessária e essencial para a existência humana. Homem e natureza são formados pela mesma matéria – são únicos. Sem começo e nem fim entre um e outro.”

Essas últimas palavras foram verbalizadas com tanta emoção, que tocou o coração de todos os presentes. O silêncio tomou conta do pequeno bar transformado em auditório. Era como se neste momento a consciência do que significa ser humano atingisse a sua máxima plenitude.

 Continua......