segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma pequena história: Cuidadando do meio ambiente e da vida

Capítulo II - A reunião

No dia marcado, o bar do “seu” Manuel, estava lotado, havia gente inclusive do lado de fora, pois todos estavam interessados em saber como reciclar o lixo. Entre os convidados, estava presente o pároco da igreja do bairro, Padre “Chicão”; o pastor “Joabet” da Igreja Protestante, “seu” Joaquim, dono da padaria; Dr. Vicente, médico do Posto de Saúde do bairro; dona Terezinha, diretora da escola municipal; “seu” Sebastião, dono do açougue; Paulo e a equipe da Televisão para produzir a reportagem.

“Seu” Manuel, todo feliz, pediu silêncio a todos os presentes, pois a reunião seria iniciada. Ele pediu para Pedro e João falarem sobre o projeto. Os dois amigos explicaram como surgiu a idéia. Em seguida eles apresentaram Profa. Julia e a palestra se iniciou.

Julia disse que ela preferia que as pessoas presentes apresentassem as suas dúvidas sobre o assunto e, então, ela explicaria e esclareceria essas dúvidas. Os presentes consideraram interessante a proposta.

“Seu” Manuel foi o primeiro a expor suas dúvidas, e fez a seguinte pergunta:

O que é lixo? Existem diferentes tipos de Lixo?

Prontamente Julia respondeu que atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados lixo. Assim, podemos dizer que lixo é basicamente todo e qualquer material descartado, proveniente das atividades humanas. É importante saber que o lixo pode ser gerado pela natureza, e é produzido tanto em aglomerados urbanos, quanto na zona rural.

Tecnicamente o nome correto é resíduo poluente, conforme consta no artigo 1° na Resolução Conama 5/93, órgão responsável por deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado e essencial a sadia qualidade de vida. Porém, comumente denominamos esses resíduos poluentes de lixo.

Conforme art. 1° da Resolução Conama n° 5/93, os resíduos podem ser sólido e semi-sólido, e resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Também são considerados resíduos os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis, em face à melhor tecnologia disponível.

É importante saber que o lixo gerado pelo homem é apenas uma pequena parte do montante produzido todos os dias, composta pelos resíduos de outros setores, o que dar origem a diferentes tipos de lixo que se classificam de acordo com sua origem. Assim, podemos afirmar que basicamente há seis tipos diferentes de lixo. Quais sejam:

- Lixos públicos: originários das ruas, praças, mercados e feiras, é o chamado 'lixo de varrição', com folhas, terras, entulhos.

- Lixo Comercial: advindos dos estabelecimentos comerciais, produzidos por escolas, escritórios, supermercados, bares, restaurantes e açougues, tais com restos de comida, embalagens, vidros, latas, papéis.

- Lixo Doméstico: é produzido nas residências. É composto por papéis, embalagens plásticas, vidros, latas, restos de alimentos, rejeitos.

- Lixo Industrial: produzidos pelas fábricas, como rejeitos sólidos e líquidos. É de composição variada, que depende dos materiais e processos usados.

- Rejeito Radioativo ou Lixo Atômico: é gerado nos reatores nucleares e nas usinas de reprocessamento de elementos combustíveis queimados. São todos aqueles materiais que não podem ser reaproveitados e que contêm substâncias radioativas em quantidades tais que não podem ser tratados como lixo comum.

- Lixo Hospitalar: advindo dos hospitais, farmácias e casas de saúde, é um tipo especial de lixo, contendo agulhas, seringas, curativos; que é chamado "lixo patogênico", e que produz inúmeras doenças.

Ela explicou que durante muito tempo, as indústrias, com o processo produtivo, lançavam seus resíduos no meio ambiente sem nenhum tratamento. Chamavam tudo de lixo. Mas, na verdade, nem tudo é lixo. Muitos destes resíduos podem ser tratados e reaproveitados como matéria-prima para outras indústrias.

Continua.....